Jason Fried, sócio fundador da 37Signals, empresa especializada em desenvolver aplicativos para a Internet, como mais de 3 milhões de clientes, desenvolveu uma teoria extrema sobre a produtividade no trabalho.
A linha de raciocínio deriva da constatação da “dificuldade em se trabalhar no local de trabalho”, devido a dois conhecidos inibidores de produtividade: gerentes e reuniões.
No livro Rework, escrito em parceria com seu sócio David Heinemeier, Fried defende a extensão máxima do teletrabalho e a supressão radical dos inibidores de produtividade, ou seja, propõe simplesmente jamais realizar reuniões e jamais permitir que os gerentes interrompam o trabalho de quem quer que seja.
Os números relativos às vendas do livro, o êxito da 37Signals e os relatos a adoção desta prática em várias organizações de ponta, aconselham que se pense seriamente na sua aplicação.
Pós-Doutor pela Médiation Culturelle, Université de Paris. Doutor em Ciência da Engenharia, COPPE – UFRJ. Mestre em Filosofia, IFCS – UFRJ. Bacharel em Administração, EBAP/FGV. Estudos complementares no Brasil e na Alemanha – Deutsche Stiftung für internationale Entwicklung.
Professor Titular – Fundação Getulio Vargas
Senior Researcher – University of Maryland, College Park. Professor Visitante – Université Paris III, Sorbonne Nouvelle
Professor Visitante ESCP-EAP – European School of Management
Professor Visitante – Université de Lilly
Consultor de agências internacionais (Nações Unidas, OEA, UNESCO, OMS, BID), empresas e organizações governamentais, no Brasil e no exterior (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Venezuela).
ÁREAS DE INTERESSE
Organizações e Trabalho
Modelagem de Projetos
Ética nas Organizações
Métodos de Pesquisa
Ver todos os posts por Hermano Roberto Thiry-Cherques