Efeito e ilusão de Ebbinghaus

Trabalho & Produtividade.

Hermann Ebbinghaus (1850-1909) foi um psicólogo alemão, pioneiro no estudo da memória. É conhecido como o descobridor da “curva do esquecimento”.
Ebbinghaus demonstrou duas distorções frequentes na interpretação de informações relativas à valores, em especial na mensuração e apreciação e indicadores referentes ao valor trabalho.

A primeira delas, conhecida como “efeito de posição serial de Ebbinghaus”, consiste na tendência em reconhecer, memorizar e recuperar informações que se localizem no início e no término de uma sequência (como em uma listagem). Este efeito é comum na aferição da rentabilidade do trabalho com base em listagens contínuas (segundo, datas ou nomes, por exemplo).

A segunda distorção, conhecida como “ilusão de Ebbinghaus”, consiste na interferência de objetos próximos sobre a percepção, o registro e a recuperação de informações. Tendemos a perceber uma pessoa como “baixa” se outra pessoa muito alta estiver perto dela. Esta ilusão tem sido verificada na apreciação da produtividade, da rentabilidade e da recompensa do trabalho. Por exemplo, há uma predisposição para registrar como “normal” a produtividade de indivíduos e grupos com baixa produtividade, em função da existência no mesmo contexto espaço-temporal de outros indivíduos e grupos com produtividade muito baixa.

Muller, H.J & A. Bush. (2006) Visual search for size-defined target objects is modulated by the Ebbinghaus apparent-size illusion: facilitatory and inhibitory effects of the context objects; Perception. 2006;35(5):671-700.

Haffenden, Angela M., Karen C. Schiff, Melvyn A. Goodale (2001). The dissociation between perception and action in the Ebbinghaus illusion: Nonillusory effects of pictorial cues on grasp; Current Biology, Volume 11, Issue 3, 177-181, 6 February [177-181].
UTILIZE E CITE A FONTE.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s