Robert Nozick (1938-2002), o filósofo favorito da direita norte-americana, demonstrou que qualquer subsídio estatal custeado por impostos destinado a um grupo determinado de trabalhadores acarreta sobretrabalho para os demais grupos de trabalhadores. Em outros termos, o subsídio aplicado diretamente sobre o trabalho corre à conta dos trabalhadores e não dos outros agentes econômicos. É lamentável que a demonstração de Nozick não tenha sido contestada, somente a sua ideologia.
Nozick, Robert (2009). Anarquia, estado e utopia. Tradução de Vitor Guerreiro; Lisboa; Edições 70.
Pós-Doutor pela Médiation Culturelle, Université de Paris. Doutor em Ciência da Engenharia, COPPE – UFRJ. Mestre em Filosofia, IFCS – UFRJ. Bacharel em Administração, EBAP/FGV. Estudos complementares no Brasil e na Alemanha – Deutsche Stiftung für internationale Entwicklung.
Professor Titular – Fundação Getulio Vargas
Senior Researcher – University of Maryland, College Park. Professor Visitante – Université Paris III, Sorbonne Nouvelle
Professor Visitante ESCP-EAP – European School of Management
Professor Visitante – Université de Lilly
Consultor de agências internacionais (Nações Unidas, OEA, UNESCO, OMS, BID), empresas e organizações governamentais, no Brasil e no exterior (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Venezuela).
ÁREAS DE INTERESSE
Organizações e Trabalho
Modelagem de Projetos
Ética nas Organizações
Métodos de Pesquisa
Ver todos os posts por Hermano Roberto Thiry-Cherques