Preocupações de gente grande.

Trabalho & Produtividade.

preocupacoes

Um sinal amarelo apareceu na maior economia do mundo:embora quase 1/3 dos postos de trabalho industriais tenha desaparecido desde 2000, há uma carência severa de trabalhadores qualificados na indústria americana.

Esta carência deriva em parte da diminuição dos salários, cujas razões são conhecidas. A competição das empresas de países que pagam menos e o barateamento das máquinas de controle numérico (computadores e robôs) que fazem o trabalho de 10 e de até 100 pessoas são as mais importantes.

As razões da carência pela ótica da oferta de mão-de-obra (skill-gap) são mais preocupantes. De um lado, há o envelhecimento da força de trabalho qualificado (a idade média é de 56 anos!). Trabalhadores à beira da aposentadoria querem sossego, não retreinamento. Os conhecimentos e habilidades técnicas requeridas pela indústria contemporânea são tão complexos, exigentes e mutáveis que poucos têm condições ou estão dispostos a investir o tempo necessário às constantes atualizações exigidas para o seu domínio. Além disto, e mais grave, é que não há quem queira substituir os “velhos” operários. Os jovens com formação técnica diferenciada recusam empregar-se, procurando trabalho autônomo (non union-typejob), que é menos monótono, mais intelectualizado, mais flexível e, sobretudo, paga melhor.

A solução aventada pelos especialistas de dentro e de fora do governo americano é ada supressão acelerada do gap, considerado alarmante, entre o conteúdo e nível do que é ensinado nos cursos técnicos e universidades e as demandas reais da indústria contemporânea.

Para os que gostam de dias de desalento e de noites insones, recomenda-se que confiram como anda este gap no Brasil.

Clique aqui para saber maiores detalhes.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s