Vai um MOOC aí?

Trabalho & Produtividade

MOOC

Nos últimos anos um fenômeno conhecido por MOOC – Massive Open Online Courses – tem ganhado projeção entre os usuários da internet. Tecnicamente um MOOC integra a conectividade da rede social, a facilitação de um especialista reconhecido em um campo de estudo e uma coleção de recursos on-line. Tudo isto acessado livremente.

Inicialmente tratava-se de iniciativas sem grandes ambições. Cursos como o de Kahn, um projeto pessoal de explicação de temas do ensino secundário, como matemática  e física, que hoje ganhou proporções gigantescas, sendo reproduzido em muitas línguas, inclusive em português.

Mais adiante surgiram as iniciativas que estão causando o maior impacto: cursos com o Indigo MBA, ministrados no nível pós graduação, que têm ambições acadêmicas e cumprem programas estruturados.

A recente profusão de MOOCs, além da natural preocupação econômica dos fornecedores tradicionais de educação e treinamento, abre um campo de incertezas – mas também de oportunidades – quando referidos ao trabalho.

Para quem não está atrás de certificados – aliás, oferecidos a preços módicos em sites especializados – os MOOCs quebram um tremendo galho. Servem para atualizar um conhecimento de necessidade imediata: como é mesmo que se acha um mmc?, ou para cobrir um campo há muito deixado de lado: quais os argumentos do evolucionismo?, ou, e é neste nível que o fenômeno não para de crescer, para cursar um MBA completo. Tudo isto grátis e online.

A incerteza decorre da adaptação das garantias de que a pessoa tem o conhecimento que diz ter. Mas a tendência é que testes profissionais como os da OAB venham a se reproduzir e consolidar. Este tipo de seleção prévia ao exercício profissional remete à possibilidade da autoformação acadêmica. Afinal, se você consegue passar na pedreira que é o teste da OAB, não importa muito onde e como estudou. Uma possibilidade que alimenta o sonho cada vez menos idílico do fim dos obsoletos, caros e, em grande medida, corrompidos sistemas convencionais de ensino.

utilize

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s