Vai um MOOC aí?

Trabalho & Produtividade

MOOC

Nos últimos anos um fenômeno conhecido por MOOC – Massive Open Online Courses – tem ganhado projeção entre os usuários da internet. Tecnicamente um MOOC integra a conectividade da rede social, a facilitação de um especialista reconhecido em um campo de estudo e uma coleção de recursos on-line. Tudo isto acessado livremente.

Inicialmente tratava-se de iniciativas sem grandes ambições. Cursos como o de Kahn, um projeto pessoal de explicação de temas do ensino secundário, como matemática  e física, que hoje ganhou proporções gigantescas, sendo reproduzido em muitas línguas, inclusive em português.

Mais adiante surgiram as iniciativas que estão causando o maior impacto: cursos com o Indigo MBA, ministrados no nível pós graduação, que têm ambições acadêmicas e cumprem programas estruturados.

A recente profusão de MOOCs, além da natural preocupação econômica dos fornecedores tradicionais de educação e treinamento, abre um campo de incertezas – mas também de oportunidades – quando referidos ao trabalho.

Para quem não está atrás de certificados – aliás, oferecidos a preços módicos em sites especializados – os MOOCs quebram um tremendo galho. Servem para atualizar um conhecimento de necessidade imediata: como é mesmo que se acha um mmc?, ou para cobrir um campo há muito deixado de lado: quais os argumentos do evolucionismo?, ou, e é neste nível que o fenômeno não para de crescer, para cursar um MBA completo. Tudo isto grátis e online.

A incerteza decorre da adaptação das garantias de que a pessoa tem o conhecimento que diz ter. Mas a tendência é que testes profissionais como os da OAB venham a se reproduzir e consolidar. Este tipo de seleção prévia ao exercício profissional remete à possibilidade da autoformação acadêmica. Afinal, se você consegue passar na pedreira que é o teste da OAB, não importa muito onde e como estudou. Uma possibilidade que alimenta o sonho cada vez menos idílico do fim dos obsoletos, caros e, em grande medida, corrompidos sistemas convencionais de ensino.

utilize

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s