Universidade e Trabalho: a humanização do futuro.

CATEGORIA TR

Sobreviver ao trabalho

Uma pesquisa da Hart Research Associates publicada recentemente está mexendo com os curricula dos cursos de graduação norte-americanos. É que ao entrevistar 318 grandes empregadores, a Hart ratificou o que todos já sabíamos: a discrepância entre a formação e os requisitos do mercado de trabalho.

A pesquisa deixa claro que a ênfase nas técnicas e nos métodos quantitativos e o descuido com as “humanities” constituem uma “uncommon idiocy”, um termo utilizado por nada menos que o Wall Street Journal.

Os principais resultados da pesquisa são os seguintes:

  1. Quase todos os entrevistados (93%) endossam a assertiva de que, “a capacidade demonstrada para pensar criticamente, comunicar claramente e resolver problemas complexos é mais importante do que o tema da graduação”.
  2. Mais de nove em dez dos entrevistados dizem ser importante que os candidatos a emprego demonstrem julgamento ético e integridade, competências interculturais e capacidade de aprendizagem continuada.
  3. Mais do que três em cada quatro empregadores sugerem que as faculdades procurem focar o desenvolvimento de cinco habilidades-chave: pensamento crítico, resolução de problemas complexos, comunicação oral e escrita e conhecimento aplicado ao mundo real.

A distância entre o que o mercado americano e internacional está demandando e os temas em voga nas graduações e pós-graduações preocupam as universidades americanas. Elas estão tratando de se adequar, restringindo os conhecimentos técnicos e ampliando os temas ligados às humanidades: filosofia, antropologia, estudos culturais, línguas, psicologia, história, etc.

Quanto a nós, estamos distantes destas inquietações. Seguimos alegremente arremedando o que era moda nos cursos americanos do já distante século XX.

UTILIZE E CITE A FONTE
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s