A verdade sobre o conflito de personalidades

CATEGORIA TR

fishes-and-scales.jpg!Blog

O Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®), o instrumento de seleção mais utilizado pelas grandes corporações, está sendo colocado em cheque.

Com mais de 1, 5 milhões de testes aplicados pela maioria das grandes corporações (mais da metade da Fortune 500 o aplicam), o MBTI® se baseia na teoria de Carl Jung de tipos psicológicos para classificar as personalidades de acordo com quatro pares de dicotomias:

 

  • Extroversão (E) e introversão (I),
  • Sensibilidade (S) e intuição (N)
  • Reflexão (T) e sentimento (F)
  • Juízo (J) e percepção (P)

Os tipos de Jung, já em si cientificamente discutíveis, foram arranjados por  Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers durante a Segunda Guerra Mundial para indicar rapidamente a compatibilidade entre personalidades. Desde então ele tem sido largamente utilizado e mais largamente ainda louvado. Pois agora Adam Grant, um dos mais importantes professores da conceituada The Wharton School da Universidade da Pensilvânia arrasou com o teste e com os seus milhares de adeptos. Em um texto publicado pelo Linked in, Grant relata como aplicou o mais comezinho instrumento de avaliação imaginável para demonstrar a inconsistência do teste utilizado por 89 das 100 maiores corporações da Fortune. Simplesmente submeteu-se a ele em duas ocasiões distintas. Como era de se prever, os resultados obtidos foram completamente diferentes. Grant, que jura não ser esquizofrênico, na primeira avaliação foi classificado como INTJ, uma personalidade pouco contratável, no segundo como ESFP, muito contratável, mas inteiramente diversa e incompatível com a que ostentava um par de meses antes.

É de se pensar que se as maiores corporações do mundo, ao contratarem o que seria a nata dos trabalhadores da face da terra, caem por tantos anos em esparrelas como a do MBTI®, o que não se passará nos escrutínios dos nossos altamente servis especialistas em recrutamento e seleção.

Clique aqui para ler o texto de Grant.

UTILIZE E CITE A FONTE
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s