As fotografias que se mostram a seguir não foram coloridas agora. São originais e foram realizadas pelo fotógrafo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944) com a melhor câmera da época.
Ele dedicou sua carreira ao avanço da fotografia. Estudou com renomados cientistas em São Petesburgo, Berlim e Paris onde se formou como químico, desenvolvendo as técnicas para as primeiras fotografias em cores. Dos seus resultados surgiram as primeiras patentes de películas positivas a cores.
Prokudin-Gorskii utilizou seus estudos em química para desenvolver um sistema fotográfico no qual se realizavam três tomadas num suporte de vidro , tomadas monocromáticas em sequência, cada uma através de um filtro de cor diferente (vermelho, azul e verde). O resultado eram três exposições sobre a mesma placa em uma rápida sucessão.
Os negativos brancos e pretos assim obtidos eram positivados e esses positivos transparentes, em um projetor triplo que contava com os mesmos filtros utilizados nas tomadas, reconstituíam a imagem com as cores originais. No entanto Prokudin-Gorskii à época ainda não possuía o mecanismo para imprimir as fotos obtidas.
Clique aqui para saber mais sobre Prokudin-Gorskii.
Clique aqui para ver outras de suas fotografias relacionadas ao trabalho.