O recurso à criatividade

CATEGORIA PT

Sobreviver ao trabalho

Está nas folhas que os estudantes brasileiros estão na lanterna em termos capacidade de raciocínio. Ficamos em 38º lugar entre 44 países considerados.

O consabido fracasso do sistema educacional na elevação da capacidade de pensar do povo de Pindorama, por incrível que possa parecer, tem um lado positivo: a elevação forçada da criatividade, da capacidade de improvisação dos nossos profissionais.

Ancorada nos condicionamentos econômicos e sociais do inicio do século XX, a soi-disant academia naufragou ao se aferrar ao propósito de assegurar a empregabilidade. Deixou de lado o alargamento do intelecto, não se dando conta de que o ambicionado emprego “como antigamente” anda mal das pernas. Que o digam os destemidos da autonomia descolada e os acomodados concurseiros em busca da segurança sem vínculo pessoal.

O establishment acadêmico não percebeu que as alterações estruturais ocorridas neste século deslocaram o eixo dos requisitos para o trabalho da superficialidade do adestramento para a profundidade da formação. Este deslocamento fez caducar um sistema que incapacita para o novo, um sistema em que tudo é recitado – a técnica, o dado, o caso – e nada problematizado – a teoria, o fundamento, o extraordinário.

O positivo desta quase tragédia é que, preparado para a descoberta e não para a invenção, o profissional do século XXI vê-se obrigado à engenhosidade. Tecnologicamente assistido, apreendeu por conta própria a edificar os saberes que lhe facultam superar o legado das referências peremptas e dos certificados vazios que a lei e o preconceito lhe obrigam a ostentar. Os nossos profissionais são viradores. Limitados para o raciocínio formal, se safam como podem.

UTILIZE E CITE A FONTE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s