Concentrando

CATEGORIA TR

Sobreviver ao trabalho

O entendimento sobre o fenômeno econômico está mudando rapidamente. E o novo entendimento vem da velha Europa, particularmente do livro Capital in the Twenty-First Century do professor francês Thomas Piketty (Belknap Press/Harvard University Press).

Piketty ao denunciar a “childish passion for mathematics”, um resquício do finado século XX, está revolucionando a metodologia econômica, particularmente com as luzes que lança sobre o escândalo do crescimento da desigualdade no nosso tempo.

Em um artigo extremamente elogioso (Why We’re in a New Gilded Age), Paul Krugman comenta os argumentos de Piketty, que demonstrou sem nenhuma complicação numerológica, como a  elite econômica no mundo desenvolvido voltou a ser muito próxima da dos séculos XVIII e XIX, e como a sociedade de classe média que floresceu por uma geração após a segunda guerra mundial está declinando rapidamente.

Não somente estamos de volta aos níveis de desigualdade de renda de séculos atrás, como também entramos em um caminho de retorno ao “capitalismo patrimonial”, em que o comando estratégico da economia (e dos governos) não está na mão de indivíduos talentosos, mas de dinastias familiares (e não tão família assim).

Isto pode não parecer muito assustador, já que o Brasil não chegou a sair do estado patrimonialista denunciado por Raymundo Faoro (Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 3. ed. rev. São Paulo: Globo, 2001). Mas o impacto vindo de fora sobre trabalho e emprego na esteira da concentração de renda absurda pode ser devastador.

Em termos de trabalho e emprego, na hora que a casa cair, vai ser um deus-nos-acuda. De um lado as economias mais fortes irão se utilizar dos expedientes mais heterodoxos para manter os postos de ocupação e as ofertas de emprego da horda assalariada, incluindo a “importação de empregos”. De outro tratarão de se livrar dos desfavorecidos de sempre – migrantes e desqualificados.

É fácil adivinhar no colo de quem vai cair esta conta.

UTILIZE E CITE A FONTE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s