Reverência ao trabalho

CATEGORIA PT

Sobreviver ao trabalho

Grande parte do que se postula sobre o trabalho na atualidade é simples reverência a uma categoria do pensamento social imperante entre meados do século XIX e meados do século XX. A que define o trabalho como a atividade consciente e planejada na qual o ser humano, ao mesmo tempo em que extrai da natureza os bens capazes de satisfazer suas necessidades materiais, cria as bases de sua realidade sociocultural.

A reverência, do latim re-verērí, reassegurar por medo, é umas das formas mais sombrias de se conter o avanço da conhecimento. Anula a crítica, abate as vontades. Reverenciar linhas de reflexão fundadas em um conceito que antiguidade grega e a romana desconheciam, idealizar o que a antropologia registra como empírica e semanticamente inexistente, é mais que uma tolice: é sustar a possibilidade de lançar luz sobre a realidade crua da existência humana.

O trabalho como fenômeno que eleva o ser humano, um conceito de John Locke apropriado pelo pensamento social dos séculos XIX e XX, se algum dia existiu está hoje desaparecido. Os que ainda sustentam a validade deste conceito edificante de trabalho são tão inocentes como as crianças pequenas, que não podem aceitar que se altere uma vírgula da história da carochinha que uma vez lhes contaram.

A recusa em admitir a plasticidade no tempo e no espaço da esfera social, a reverência pelas realidades vencidas e pelos entendimentos caducos desvela a ânsia por segurança e conforto própria da indolência mental. Reverenciar a parte da nossa vida ativa dedicada à sobrevivência material perdeu o sentido desde que passamos a trabalhar sobre fluxos impalpáveis de informação, desde que cada vez mais o agir estandardizado que patrocina a nossa existência nos limita e nos avilta física e intelectualmente, desde que o que produzem nossas mãos e cérebros se liquidifica e se esvai sem deixar traços.

UTILIZE E CITE A FONTE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s