Castoriadis: o imaginário e o trabalho

CATEGORIA TRcastoriadis-dibujoAs últimas páginas de L’Institution imaginaire de la société de Cornelius Castoriadis são consagradas a demonstrar que o que denominamos de “a economia” é uma invenção, um instituto do imaginário social moderno que nada tem de necessário ou natural. A esfera do econômico conforma um imaginário tão fortemente arraigado que nos aferramos a ele para definir a nossa vida ativa, em particular a nossa vida laboral.

Nossa existência é balizada e se desestrutura em função de rupturas no campo do trabalho, seja por esgotamento dos processos, por fragmentação estrutural, por reorientação estratégica ou por fusão organizacional. Esta desestruturação corresponde a dois processos associados: uma desculturalização coagida e uma aculturação forçada. Uma violação seguida de um matrimônio de reparação.

Em um mundo em que as individualidades são desconsideradas, compreende-se que não se dê importância para quão dolorosos sóciopsiquicamente são estes processos. Castoriadis mostrou que, como dão testemunho os refugos das culturas aniquiladas, como, por exemplo, no quadro do projeto missionário cristão, a aniquilação do imaginário laboral implica em riscos institucionais, organizacionais e econômicos consideráveis.

O que Castoriadis defendia ao evidenciar este fenômeno não era uma oposição cega ao progresso, mas uma oposição ao progresso cego. Sabia que a desarticulação do imaginário estabelecido e a redução de uma racionália à outra não são sanados pela reparação protocolar. A recomposição matrimonial constrangida deixa marcas. Ela é comportamental e culturalmente pérfida.

Castoriadis, Cornelius (1975). L’institution imaginaire de la société. Paris. Éditions du Seuil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s