Produtividade do trabalho: Jenkin, a sobrevivência coletiva

CATEGORIA TRdb_Fleeming_Jenkin9Na primeira edição da Origem das Espécies [i]Darwin (1809-1882) explicou o princípio da seleção e conservação da forma que muitos a entendem até hoje: girafas de pescoço comprido e lobos velozes, dadas circunstâncias ambientais aleatórias, tendem a sobreviver e a gerar uma prole que herda os pescoços compridos e a velocidade.

Poucos sabem, mas logo após a publicação da Origem, o professor Henry Charles Fleeming Jenkin (1833–1885), da Universidade de Edimburgo, alertou para o fato de que a natureza não costuma transmitir traços desta forma. Antes tende a esvanecer as diferenças individuais. Na natureza os traços mutantes propendem a desaparecer, não a permanecer.

Nas edições posteriores do livro, Darwin corrigiu a teoria, socializando a ideia. Ficou assim: bandos de girafas e alcateias de lobos com indivíduos mais aptos tenderiam a reproduzir mais rapidamente que outros, multiplicando-se e ocupando o espaço dos bandos menos aptos.

É exatamente o que se verifica quando da intervenção para favorecer a produtividade laboral. A tendência não é a da manutenção ou do arrastro a partir da exceção para se generalizar um novo patamar de produtividade. A tendência é a de dissolver a exceção, o excepcional, retornando-se a posição de equilíbrio anterior tão logo cesse o incremento ou se estabilize o reconhecimento e as recompensas.

Como os profissionais do ramo sabem, ou deveriam saber, é contraproducente a mobilização individualista, o incentivo desconsiderando-se o grupo. Os seus resultados são incertos e, quando positivos, efêmeros. O esquecido professor Jenkin, falecido há 130 anos, que puxou as orelhas do notório Darwin foi engenheiro, linguista e artista dramático. Versátil e atento, sabia como a natureza e como a cultura operam.

[i] Darwin, Charles (2009). A Origem das espécies. Tradução de André Campos Mesquita. São Paulo. Larousse

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s