Diderot: do trabalho enquanto coerção salutar

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Os enciclopedistas definiram o trabalho como “ocupação diária a qual o homem está condenado por suas necessidades e a qual ele deve ao mesmo tempo sua saúde, sua subsistência, sua serenidade, seu bom senso e talvez a sua virtude[1].

Como pode ser que uma condenação seja simultaneamente uma benção tocaria a Denis Diderot (1713-1784), autor do verbete, explicar. A esta distância no tempo, podemos apenas especular sobre as raízes da incongruência.

É possível que, como filho de um cuteleiro, Diderot se ocupasse em reabilitar os artesãos, os que professavam as “artes mecânicas”, desprezados desde o final da Idade Média em favor dos que professavam as “artes liberais”, dos cientistas, dos artistas, etc.

É possível que, seguindo o espirito da época mais do que a lógica, Diderot não considerasse trabalhadores os camponeses, os funcionários, os domésticos, os operários de estiva, todos os que não professassem “artes”, todos os sujeitos ao regime da escravatura, da servidão ou da quase-servidão (a escravatura foi abolida na França em 1794, restabelecida em 1802 pelo primeiro cônsul Napoleão e abolida de vez em 1848).

É possível, por fim, que os enciclopedistas, ante a tarefa de explicar a natureza, a origem e o destino de tudo, incluindo aí a da vida social, tenham fatigado dos seus cuidados e descrito o trabalho como um absurdo cativeiro libertário, caindo involuntariamente na indecência de declarar benéfica uma coação.


[1] Encyclopédie dirigée par Diderot & d’Alembert (1751-1765) (Page 16:567).

Recuperável em http://www.lexilogos.com/encyclopedie_diderot_alembert.htm

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