O que é identidade?

Perplexidades & Filosofia

Colored-Fingerprint-Vector“Idem” significa, em latim, “o mesmo”, uma noção que reúne os atributos de igualdade e de continuidade. Aplica-se àquilo que é único nos diferentes momentos de sua existência, ainda que percebido, concebido ou nomeado de várias maneiras.

A identidade é um conceito que tem dupla denotação: unidade em meio à diversidade e permanência em meio à mudança. Nas duas acepções, o termo “identidade” é aplicado tanto a indivíduos – a cada trabalhador – como a coletividades – a grupos de trabalhadores.

Individual

A identidade individual, no sentido da unidade em meio à diversidade, alude à busca de determinação da pessoa, do modo como o Eu se vê a si como objeto e como um objeto em meio a outros[1]. A principal linha analítica da identidade individual é a da construção social da pessoa, o estudo de como uma comunidade constrói as concepções de cada um dos seus membros e da sua inserção na vida social[2]. Interessa particularmente ao campo do trabalho, a construção da identidade profissional, de como o trabalhador se situa e é situado entre seus pares.

No sentido da permanência em meio à mudança, a identidade individual toma o cerne da estrutura psíquica como identidade continua (o ego psicológico). Analisa os conflitos, problemas, etc. ao longo da vida individual e, por consequência, da vida laboral.[3]

As duas acepções da identidade laboral estão presentes nas discussões das ciências humanas em tematizações como “perda de identidade”, “crise de identidade”, “busca de identidade” e “colapso do ego”. Situações provocadas ou impostas por distúrbios da psique, por tradições, ideologias, pela cultura, religião, pressão social, etc.[4]

Coletiva

Aplicada a coletividades, a identidade refere à característica de um grupo de indivíduos distintos no tempo e no espaço que, no entanto, apresentam atributos e propriedades comuns. Nas ciências humanas a identidade coletiva alude a concepções como a de consciência de classe. Trata da questão de como um grupo – oprimido ou opressor – desenvolve uma percepção autoconsciente de si e se mobiliza para a ação.[5] Refere-se também à identificação de instituições e grupos, com na “identidade visual”.

A identidade coletiva no campo do trabalho liga-se, de forma similar, à recuperação ou afirmação dos denominados grupos identitários, conjuntos étnicos, etários, religiosos, de orientação sexual, etc. enquanto coletividades de trabalhadores.

Especificamente nos estudos relacionados ao trabalho, consideram-se dois tipos de identidade coletiva: a identidade de inquietações, que conformam os “grupos de interesse”, e a identidade de atributos, que conformam os grupos com predicados comuns, geralmente denominados “grupos identitários”.

Seguindo a denominação filosófica – em que as identidades diferem dos indiscerníveis (a identidade lógica (≡)) por não apresentarem a totalidade dos atributos e propriedades em comum – os grupos de interesse e os grupos identitários podem ser caracterizados por um único item – seja de interesse ou de atributo.

No campo do trabalho, os grupos de interesse mais frequentemente estudados são aqueles que apresentam traços, ambições ou rejeições comuns relacionados ao poder, a rendimentos e à segurança. Os grupos identitários mais frequentemente estudados são aqueles que apresentam traços, posições e relações ligadas ao gênero (feminismo), à formação e à faixa etária.

utilize


[1] Berger, Peter L. & Thomas Luckmann (201). A Construção Social da Realidade: Tratado de Sociologia do Conhecimento. Petropolis. Vozes.
[2] Lasch, Christopher (1985) The Minimal Self: Psychic Survival in Troubled Times. New York. W. W. Norton & Company
[3] Freud, Sigmund (1999) Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu.
[4] Erik H. Erikson. Identity, youth and crisis. New York: W. W. Norton Company, 1968
[5] Marx, Karl (2004) Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. Boitempo Editorial.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s