Revogação de Processos Médicos

Notícias & Almanaque

bsup_logo

A Revista Época desta semana (nº917) traz um artigo relatando que 40% das técnicas consagradas pela ciência médica são/serão revogadas em algum momento.

A notícia não surpreende. As meta-análises mostram que erros de procedimento (metodológicos), de aplicabilidade e confiabilidade (epistemológicos) e, principalmente, de fundamentação (gnosiológicos) são frequentes em todas as áreas do conhecimento.

Uma clicada no Google Acadêmico e se obtém números espantosos. Na área médica, que afeta diretamente todos nós, os erros, fraudes e inocuidades ultrapassam a metade nas pesquisas. O que dizer dos equívocos e trapaças nas ciências mais ordinárias, que não têm o costume de documentá-los?

O fragmento XXXIII de algumas edições de Heráclito diz: “Apolo, cujo oráculo se encontra em Delfos, não declara nem oculta. Dá indícios”. Em outras edições o conteúdo do fragmento é diferente. Vê-se que mesmo as epistemologias das disciplinas mais altas, como as que buscam conhecer os fundamentos do pensamento ocidental, dissentem entre si, enganam-se.

A consciência dos descaminhos epistemológicos e a debilidade das formas de conhecer integram o saber acumulado desde a Antiguidade. Por isto, os filósofos, os matemáticos, os físicos estranham a arrogância das epistemologias de áreas de conhecimento infantes, como a economia, a sociologia, a administração.

Não se sabe com certeza o porquê da aversão que ocorre nestes campos em admitir a fragilidade e a prevalência do erro em processos investigativos. O oráculo em Delfos está inativo. As entidades que o substituíram seguem nada declarando, nada ocultando. Mas dão indícios de que a vasta ignorância e o rude interesse econômico são diretamente proporcionais à soberba das pessoas e instituições que ali se dedicam a pesquisar.

utilize

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s