Hackathon – Delícias do trabalho involuntário.

Trabalho & Produtividade

digging

O hackathon, um jogo de palavras intraduzível, é um evento de origem geek & nerd.

Consiste em um encontro com duração de vários dias, em que um grande número de pessoas colabora na solução de problemas de programação de computadores.

Recentemente este tipo de evento foi incorporado às atividades das grandes organizações, mas para lidar com todo tipo de questões corporativas: da governança à gestão de materiais. Empresas tão diversificadas como a Disney e a Mastercard, promovem hackathons  regularmente.

Os hackathons são também um bom negócio para as universidades. Estão sendo vendidos em lugar dos sistemas de treinamento e, particularmente, de seleção, tipo feiras de carreira.

Trata-se de uma prática divertida, intensiva em cafeína, em horas sem dormir e em estresses dos mais variados. Ganha o jogo o grupo que encontra a melhor solução, ou, pelo menos a melhor aproximação à solução, para um problema dado. Os objetivos substantivos dos hackathons incluem a criação de novos produtos, soluções para problemas de escala, de economia de processos, etc. Os objetivos não-declarados compreendem a identificação de talentos, a integração interpessoal, o endomarketing.

Sem dúvida um avanço proveitoso sobre os tours-de-force do século XIX, os grupos-tarefa de meados do século passado, e os ciclos de controle de qualidade do seu final.

Os hackathons (de hack, picareta em inglês) despontam como a forma mais moderna de extração de sobretrabalho, mobilizando corpos e mentes sem outro dispêndio do que a satisfação lúdico-participativa que, desde sempre, alegra os ingênuos.

 utilize

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s