Kierkegaard – A decisão na vida real.

Perplexidades & Filosofia.

https://br.pinterest.com/pin/453245149979688676/

IMAGEM: Manoj Sharma

O termo dēcidere significa cortar fora (dē + caedere). Uma decisão cinde o pensar e agir. As teorias de decisão e de escolha racional costumam ignorar tanto o antecedente como o consequente desta cisão. Não levam em conta que o ato decisório ocupa um interstício entre o refletir e o agir.

Quem primeiro, ou quem melhor chamou a atenção para isto foi o filósofo existencialista Søren Kierkegaard (Copenhague; 1823-1855). Disse ele que, no mundo concreto da existência, sempre estamos em situação de sermos obrigados à reflexão antes de decidir o que queremos ser e o que devemos fazer.

O peso maior deste encargo recai não sobre o pensar e o preferir, mas sobre o decidir e o fazer. No trabalho, como na vida em geral, somos tanto seres humanos de possibilidades – que podem pensar tudo -, como de realidades – que se apoiam no pensado ante a necessidade de agir. Não temos como nos furtar à responsabilidade por nossas escolhas.

O trágico na constatação de Kierkegaard não está na inarredável fissura entre o pensar e o agir. O trágico está no consequente do argumento. Na evitável separação entre o preferir e o decidir.

No mundo contemporâneo a reflexão, que deveria suportar as preferências e as decisões, é interditada pela fraqueza intelectual, pelas falhas educacionais, pelas convenções, pelas pressões dos hábitos e da alteridade e pela asfixia dos instintos na selva econômico-política em que vivemos e trabalhamos.

De modo que, em todas as esferas do trabalho, o profissional se vê compelido a escolher sem ter ponderado, a decidir sem ter escolhido e, muitas vezes, a tomar decisões contra o que escolheu e a fazer contra o que decidiu.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Kierkegaard, Søren (1973) A Kierkegaard anthology. Edited by Robert Bretall. New Jersey, Pinceton: Pinceton University Press

Kierkegaard, Søren (2014). Provocations: Spiritual Writings of Kierkegaard . Charles E. Moore (Editor). New York. Plough Publishing House.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s