Fontes de filosofia moral: G.E. Moore.

Ética & Filosofia.

Edward George Moore BBC Your Paintings George Edward Moore 18731958Na obra Principia Ethica, George Edward Moore (1873 – 1958) demonstrou a constância de uma “falácia naturalista” na filosofia moral:  a pretensão de analisar e de definir o “bem”, um termo abstrato, claramente inanalisável e indefinível.

Moore, professor em Cambridge, mostrou que o “estupor filosófico”, não estava dirigido ao mundo, mas a filosofia mesma. Frases incômodas como:  “cada coisa é aquilo que é, e nada mais”, marcaram o pensamento analítico, então nascente. Questionamentos do tipo: “se o tempo não existe, como sustentam, como posso dizer que almocei antes do jantar?”, conduziram a filosofia não para um retorno ao realismo, como muitos temiam, mas ao mundo real.

Moore legou à nossa época duas contribuições essenciais: a constatação da impossibilidade de uma ética ancorada em um conceito abstrato, e a validade da intuição moral.

A demonstração lógica que o predicado “bom” e seu contrário “mau”, objetos da ética, são inanalisáveis, que o “bem”, é “como o amarelo”, indefinível, evidenciou a frouxidão de todas as proposições morais que se ligam ao prazer, à felicidade própria ou do maior número, à Deus, à sobrevivência da espécie ou da comunidade, etc.

Para Moore e os filósofos analíticos, a bondade do que é bom só pode ser captada diretamente. Ao invés de procurar o bem “em si“ e as coisas que são “boas em si“, é preciso descobrir quais as condutas que permitem obter o bem como resultado, sem a mediação de abstrações como as divindades, a utilidade, o prazer ou a felicidade.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Moore, George Edward (1999). Principia ethica. Trad. de Maria Manuela Rocheta Santos e Isabel Pedro dos Santos. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s