Fontes da filosofia moral: Max Scheler

Ética & Filosofia

Max Ferdinand Scheler (1874, Munique – 1928, Frankfurt) procurou corrigir as antigas e frágeis concepções do bem e do dever. No processo, construiu uma teoria universal dos valores e das normas.

Legou à reflexão moral contemporânea as ideias: i) de que a questão da ética é subordinada à dos valores em geral e, ii) de que os valores podem ser objeto de uma intuição imediata, oferecida pela via da emoção.

Influenciado por Nietzsche, sustentou – em paralelo à fenomenologia de Husserl – que os valores são objetivos, isto é, autônomos com respeito aos atos com que são aprendidos e independentes das nossas crenças e emoções.

A partir de uma concepção panteísta-historicista, segundo a qual Deus se realizaria progressivamente no âmbito da história humana, os valores opostos são objetivos e não unicamente formais. Daí que a ilegitimidade de os reduzir a objetos de desejo, de aspiração, de repulsa ou de recusa.

Para Scheler, os valores não devem ser confundidos com bens, objetos empíricos. Diferimos o certo do errado, o bem do mal mediante emoções. O não-racional é o meio de acesso primário à ética, irredutível tanto à racionalidade quanto à sensibilidade empírica, e caracterizada pela intencionalidade, o voltar-se para o objeto moral e de lhe dar um sentido.

O ser-valor de um objeto precede à percepção e à valoração. Os bens materiais e imateriais incorporam ou não os valores, que, em si, são absolutos e eternos. Ao contrário do que se tinha como aceito, aprendemos os valores, não os produzimos.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Husserl, Edmund (2014). Investigações Lógicas. Prolegômenos Para Uma Lógica Pura. Tradução de Pedro M. S. Alves e Carlos Aurélio Morujão. Rio de Janeiro. Forense Universitária 

Scheler, Max (1991) Le formalisme en éthique et l’éthique matérielle des valeurs. Paris. Ed. Gallimard
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s