Isomoralidade: A pasteurização das condutas.

Ética & Trabalho.

A maioria dos estudos sobre a ética laboral tem como referência as sociedades WEIRD (Western, Educated, Industrialized, Rich & Democratic). O servilismo entranhado no management tupiniquim entende estas comunidades como universais e antigas. Mas elas são particulares e recentes.

Na forma que as ciências sócio-humanas estabelecidas a reconhece e estuda, a ética trabalhista é aberrante. Aplicar suas categorias às sociedades divergentes é mais do que um erro, é uma insanidade.

Além de serem culturalmente arcaicos e adventícios, os preceitos desta moralidade prêt-à-porter se referem ao que ocorre nas grandes corporações e nas agências públicas. Um conflito em organizações como estas tende a se dar entre pessoas que mal se conhecem.  A adequação das condutas só se efetiva mediante a incitação regulatória e dos sistemas formais de sansão. Já nos ambientes pouco povoados, em que todos se conhecem, as condutas e os conflitos são percebidos e criticados imediatamente. Preceitos codificados são supérfluos e disfuncionais.

Infelizmente, grande parte de nossos acadêmicos, consultores e conferencistas preferem esquecer que em sua maioria os trabalhadores no Brasil atuam em organizações pequenas e médias, ou são autônomos, ou trabalham na informalidade. Daí que nada – ou quase nada – do que ensinam, pregam e propagam se aplica às questões morais que interessam à parcela majoritária de trabalhadores, empregadores e contratantes no país.

A estipulação da moralidade burguesa do século XIX para às corporações contemporâneas beira o ridículo, e, como se sabe, é inócua. Sua imposição sobre outras culturas e modalidades organizacionais é mais grave. Gera resultados funestos. Do descrédito à indiferença.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s