Trabalho – o olhar especulativo.

Epistemologia & Método.

Immanuel Kant escreveu que a ciência – ao demonstrar as mentiras da metafísica e a irracionalidade dos mitos das sociedades tradicionais – nos fez “sair da minoridade”.

Tentando se comportar como adultos, os próceres dos conhecimentos sobre o trabalho caíram no engodo adolescente de copiar as epistemologias e os métodos dos saberes naturais.

No anseio iluminista de dispor o futuro da humanidade segundo modelos objetivos, os cientistas sociais de todas as extrações esqueceram o que Kant não deixou de lembrar: que nenhuma ciência pode deixar de incorporar saberes pretéritos.

Idólatras dos cálculos e estatísticas, estes teóricos orientaram as questões sobre o trabalho para a vacuidade e a irrelevância. Para temas que dizem respeito à história, não à memória; ao futuro, não ao porvir; às massas, não às pessoas.

É evidente – de uma evidência que não necessita de demonstração exterior – que deveriam deixar de criancice e olhar o trabalho com o estoque ancestral dos saberes especulativos, o background knowledge: os conhecimentos antecedentes que acumulamos.

Se o fizessem, a inquirição se abriria para as questões efetivamente fundamentais. Algumas delas: O trabalho é um existente? Se é, porque razão ninguém ainda o definiu de forma conclusiva? O trabalho é da natureza do ser humano? Então por que a antropologia mostra que o trabalho é contingente, não necessário? E, por fim, trabalhar faz sentido? Se faz, qual seria?

UTILIZE E CITE A FONTE.
Kant, Emmanuel (1991). Qu’est-ce que les lumières? (1784). Paris. Flamarion
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s