Instrumentalização: o sistema contra-ataca.

Ética.

https://bizarrocentral.files.wordpress.com/2013/06/seekoenig.jpg?w=2100&h=&crop=1

A economia ocidental é uma economia de eficácia competitiva. No entanto, as corporações se declaram como pertencendo ao mundo da conformidade social. A esquizofrenia de pretender integrar duas esferas vitais díspares enfraquece os alicerces da moralidade que deveria sustentar o sistema.

O ethos (conjunto dos valores e hábitos) no âmbito das instituições, das condutas, das ideias e das crenças tem muitas faces. Duas delas são conflitantes.

Na esfera tecno-econômica tem-se o projeto da objetivação da experiência. A dualidade sujeito – objeto é assente de forma que o sujeito possa interpretar, manipular, criar, destruir e reconstruir o objeto. O dispositivo desta esfera é o cálculo que se presta à representação de um universo objetivado.

Na esfera da vida sócio-ética, o objeto e o sujeito são os mesmos: o ser humano. O projeto não pode ser objetivado. Instrumentalizar o ser humano é incorrer em um reducionismo que desdenha os saberes acumulados sobre a liberdade das condutas e as consequências do seu cerceamento.

A razão econômica é operativa. A razão moral é demonstrativa (logos apodeiktikos). Na medida em que o projeto corporativo confunde as duas esferas, instrumentaliza o tratamento das questões éticas, obliterando a visão pluralista da vida.

O antagonismo é insolúvel. É do interesse de todos equacioná-lo. Os escândalos de corrupção e fraude evidenciam que o poder não garante que o seu exercício deixe de se voltar contra quem o detém.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s