Heidegger – Convívio & Convivência.

Perplexidades.

O termo “convívio denota a circunstância. O termo “convivência” alude a uma conquista. O convívio é uma formalidade, uma situação em que as pessoas se encontram. Como quando nos referimos ao convívio familiar. A convivência é uma escolha, como na convivência pacífica. O convívio (lat. – convívi,is,vixi,victum,ère, viver com), não pressupõe animosidade latente. A convivência (lat. convivìum,ìi, participação em banquete), corresponde a situações em que um embate é potencial.

Alex Alemany

É esta distinção que Heidegger assinala em Ser e Tempo. Queiramos ou não, diz ele, os outros fazem parte da nossa vida. Mesmo o estar só designa uma ausência: é estar sem os outros. Nunca estamos sós. Os outros estão nas nossas memórias, nos nossos projetos, no nosso trabalho.

O convívio é a coexistência. Na terminologia heideggariana, é um ser-aí-com: um existir ante as coisas como meios e instrumentos utilizáveis. Os outros estão na vida cotidiana. Estão junto ao trabalho, junto a casa, junto ao clube. O Outro é o colega, o vizinho, o companheiro. A  tolerância rege o convívio.

A convivência é a co-presença, um ser-aí-para, um viver que se abre para a compreensão de si mediante a compreensão dos outros. As identidades alheias estão presentes na consciência. O Outro é o co-worker, o amigo, a pessoa amada. A estima rege a convivência.

Nas formas pré-digitais de interação social, o convívio foi condição para a convivência. Agora, com a web, há esta possibilidade de escolha. Há esta ponte que secciona o paralelismo do convívio obrigatório, que não leva em conta os outros, e se projeta para a convivência selecionada, em que os outros contam.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Heidegger, Martin (2009). Ser e tempo; Tradução de Márcia Sá Cavalcanti Schuback; Petrópolis Vozes. § 26 - 29
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s