Carreira e ilusão.

Trabalho.

Funda a economia de mercado a dupla fantasia de que é preciso adquirir o que nos oferecem e de que a ascensão pessoal se dá pela escalada estamentária. Estas ilusões fazem com que pensemos o trabalho sobre um fundo de causalidade aparente: se não trabalharmos, nada se produzirá, nada teremos, não subsistiremos, voltaremos à vida primitiva. Decorre daí que, inconscientes ou resignados, nos enfileiremos nas carreiras profissionais.

Preferimos esquecer que muitos povos em muitas épocas não conheceram o trabalho na forma como o entendemos. Que o downsize, a supressão das gerências, o regime de metas e o horário flexível não mudam a qualidade da existência. Longe disto. As carreiras, as feitorias, as tarefas programadas, a ductilidade, o online são faces de um sistema imemorial, que subsiste implantado nas consciências.

Poucos conseguem encontrar o caminho que leva a auferir as benesses das sociedades capitalistas ocidentais sem ceder à racionalização conformista. A cinética do capitalismo empresta coerência aos atos, ideias e sentimentos que animam as condutas profissionais. A armadilha que Max Weber denominou de stahlhartes Gehäuse, caixa de aço inoxidável, (e que Parsons traduziu como iron cage) nos encarcera no regime escorado na eficiência teleológica, no cálculo racional e no autocontrole.

A maioria de nós recusa aceitar que a carreira profissional, lenta ou veloz, gira em torno de um eixo fixo. Que a gaiola weberiana é como a do hamster, que se esforça para ir a lugar nenhum.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Parsons, Talcott (1960). Structure and process in modern society. Glencoe, Ill. Free Press

Weber, Max (195) The protestant ethic and the spirit of capitalism. New York. Charles Scribner’s Sons.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s