Ética
As iniciativas de restauração da moralidade têm obtido êxito ao seguir três dispositivos: o do “foquismo”, o do “salame” e o da “mancha de óleo”.
São estratégias quase intuitivas. Pertencem ao corpo das operações bélicas, originárias dos cercos, da rapinagem e do contra-ataque. Isoladas ou combinadas, desgastam a vilania mediante a destruição de bases de suporte, desmantelamento dos canais de comunicação, descrédito interno e externo, etc.
O foquismo, foi posto em prática pelo Straße Banditen na Europa, pelos samurais na Ásia, e, mais recentemente, pelo Vietcong. Régis Debray o descreveu como o atordoamento dos grupos adversários pela criação de focos de insurgência em tempo e lugar inesperados. É o dispositivo que, ante a impraticabilidade de um ataque frontal contra a depravação estabelecida, os formadores de opinião judiciosos tentam pôr em prática.
A estratégia do salame (salami-slice strategy), foi utilizada pelos bárbaros que destruíram o Império Romano e, mais recentemente, pelo antigo PC húngaro. Descrita por seu chefe, Mátyás Rákosi, consiste no insulamento progressivo dos poderes que dão sustentação ao adversário, seus aliados, moderadores, instituições e os grupos extracomunitários e extranacionais. Separa e anula estas forças, fatia por fatia, até que a transparência sobre seus atos as desarticule e enfraqueça. É a contribuição esperada dos midiáticos sensatos.
A estratégia da mancha de óleo data da Idade Média, quando castelos, baluartes e monastérios funcionavam como centros de irradiação de poder e dominação das populações. Foi largamente utilizada contra as forças repressivas dos gorilas latino-americanos no último século. Compreende o estabelecimento de áreas de segurança e refúgio, gerando um mosaico de territórios interligados que se alargam, como as manchas de óleo. É o que nós todos, cidadãos e eleitores deveríamos estar procurando fazer.
UTILIZE E CITE A FONTE.
Debray, Régis (2008). La Guérilla du Che. Paris. Points. Lendvai, Paul (2003). The Hungarians: 1000 Years of Victory in Defeat. London. C. Hurst and Co, Ltd. Cherques, Hermano Roberto Thiry (2008) Ética para executivos. Rio de Janeiro. FGV