ÉTICA: O foco, a fatia e a nódoa.

Ética

As iniciativas de restauração da moralidade têm obtido êxito ao seguir três dispositivos: o do “foquismo”, o do “salame” e o da “mancha de óleo”.

São estratégias quase intuitivas. Pertencem ao corpo das operações bélicas, originárias dos cercos, da rapinagem e do contra-ataque. Isoladas ou combinadas, desgastam a vilania mediante a destruição de bases de suporte, desmantelamento dos canais de comunicação, descrédito interno e externo, etc.

O foquismo, foi posto em prática pelo Straße Banditen na Europa, pelos samurais na Ásia, e, mais recentemente, pelo Vietcong. Régis Debray o descreveu como o atordoamento dos grupos adversários pela criação de focos de insurgência em tempo e lugar inesperados. É o dispositivo que, ante a impraticabilidade de um ataque frontal contra a depravação estabelecida, os formadores de opinião judiciosos tentam pôr em prática.

A estratégia do salame (salami-slice strategy), foi utilizada pelos bárbaros que destruíram o Império Romano e, mais recentemente, pelo antigo PC húngaro. Descrita por seu chefe, Mátyás Rákosi, consiste no insulamento progressivo dos poderes que dão sustentação ao adversário, seus aliados, moderadores, instituições e os grupos extracomunitários e extranacionais. Separa e anula estas forças, fatia por fatia, até que a transparência sobre seus atos as desarticule e enfraqueça. É a contribuição esperada dos midiáticos sensatos.

A estratégia da mancha de óleo data da Idade Média, quando castelos, baluartes e monastérios funcionavam como centros de irradiação de poder e dominação das populações. Foi largamente utilizada contra as forças repressivas dos gorilas latino-americanos no último século. Compreende o estabelecimento de áreas de segurança e refúgio, gerando um mosaico de territórios interligados que se alargam, como as manchas de óleo. É o que nós todos, cidadãos e eleitores deveríamos estar procurando fazer.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Debray, Régis (2008). La Guérilla du Che. Paris. Points.

Lendvai, Paul (2003). The Hungarians: 1000 Years of Victory in Defeat. London. C. Hurst and Co, Ltd.

Cherques, Hermano Roberto Thiry (2008) Ética para executivos. Rio de Janeiro. FGV
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s