ÉTICA: Porres – Entre a lei e o dever moral.

Ética.

Damien Cabanes
Legs in the air, 2013. Oil on canvas.

A ética é a ciência que nos permite decidir sobre questões cruciais, que nos permite escolher entre valores que se cruzam, como a lei e o dever moral.

Veja-se o caso do santo Frei Martin de Porres, relatado por Ricardo Palma nas Tradiciones Peruanas.

A Tradición se passa em Lima, no convento dos dominicanos, por volta do ano da graça de 1630. Frei Martín, um mulato humilde, que, devido a cor da pele, teve dificuldade de ingressar na Ordem dos Dominicanos, tinha fama de milagroso. O prior de seu convento, incomodado com a quantidade de pessoas que vinham solicitar ajuda a Martín, o proibiu de continuar fazendo milagres.

Um dia, um pedreiro que reparava o teto do claustro resvalou do andaime. Ia se esborrachar no chão se não tivesse gritado: “Salve-me, Frei Martin!” Imediatamente, Martin alçou a mão e disse: “Espere irmãozinho, que eu vou pedir a permissão do meu superior!

Está em documento, aceito pelo Vaticano, que o pedreiro pairou no ar até que o reverendo prior autorizasse o milagre, explicando, que não voltara atrás, mas era que o prodígio já estava feito. Como bom Dominicano, acrescentou: “e que isto não se repita”. Martin voltou apressado ao claustro e fez com que o pedreiro baixasse docemente ao solo.

Frei Martin soube conciliar a burocracia com a iniciativa, a lei com o dever moral. Não por acaso, nem por falta de outros milagres, foi canonizado em 1962 pelo papa João XIII.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Palma, Ricardo (1969) Los ratones de fray Martín. In, Tradiciones peruanas completas. México, Editorial Cumbre.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s