ÉTICA: Porres – Entre a lei e o dever moral.

Ética.

Damien Cabanes
Legs in the air, 2013. Oil on canvas.

A ética é a ciência que nos permite decidir sobre questões cruciais, que nos permite escolher entre valores que se cruzam, como a lei e o dever moral.

Veja-se o caso do santo Frei Martin de Porres, relatado por Ricardo Palma nas Tradiciones Peruanas.

A Tradición se passa em Lima, no convento dos dominicanos, por volta do ano da graça de 1630. Frei Martín, um mulato humilde, que, devido a cor da pele, teve dificuldade de ingressar na Ordem dos Dominicanos, tinha fama de milagroso. O prior de seu convento, incomodado com a quantidade de pessoas que vinham solicitar ajuda a Martín, o proibiu de continuar fazendo milagres.

Um dia, um pedreiro que reparava o teto do claustro resvalou do andaime. Ia se esborrachar no chão se não tivesse gritado: “Salve-me, Frei Martin!” Imediatamente, Martin alçou a mão e disse: “Espere irmãozinho, que eu vou pedir a permissão do meu superior!

Está em documento, aceito pelo Vaticano, que o pedreiro pairou no ar até que o reverendo prior autorizasse o milagre, explicando, que não voltara atrás, mas era que o prodígio já estava feito. Como bom Dominicano, acrescentou: “e que isto não se repita”. Martin voltou apressado ao claustro e fez com que o pedreiro baixasse docemente ao solo.

Frei Martin soube conciliar a burocracia com a iniciativa, a lei com o dever moral. Não por acaso, nem por falta de outros milagres, foi canonizado em 1962 pelo papa João XIII.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Palma, Ricardo (1969) Los ratones de fray Martín. In, Tradiciones peruanas completas. México, Editorial Cumbre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s