TRABALHO: O futuro do trabalho ontem.

Trabalho.

Muitos de nós gostaríamos de ter de volta a emoção confiante do primeiro emprego. Mas isto não é possível. A memória nos trai, e o ato de trabalhar carreia uma “lembrança do presente”, o recobrimento da percepção do real pelas evocações, a reminiscência que falseia o que ainda está em curso (Bergson).

A lembrança do presente apaga as ideias do futuro e da alma ingênua que as imaginou. Dispõe para aceitação de um mundo ficcional. Faz com que vivamos na ilusão do que poderia ter sido.

https://www.osprofanos.com/wp-content/uploads/2016/09/100-anos-atras-artistas-foram-convidados-para-ilustrar-como-seria-os-anos-2000-2.jpgConscientes, abominamos a banalidade do contemporâneo. Adultos, sabemos que nunca fez sentido o Sr. Jetson, os alienígenas trombudos e os humanos de Matrix irem satisfeitos para seus empregos. Rabugentos, adquirimos defesas contra as frustrações das nossas fantasias e do imaginário que nos inculcaram.

Com o tempo, nos tornamos como estas pessoas incômodas, que perguntam de onde vem a música nas cenas cinematográficas, e porque o operador de câmera e o homem de som não socorrem os aflitos isolados ou perdidos em desertos e montanhas dos pseudodocumentários.

Tendo descoberto que a idealização do trabalho não passou de ilusão, de um sonho imposto pelo sistema, é incompreensível que não procuremos inventar uma forma de escapar do vazio assalariado e buscarmos uma maneira de tornar realidade as fantasias do início da vida profissional.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Cf. Bergson, Henri (2012) Le souvenir du présent et la fausse reconnaissance. Paris. PUF
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s