TRABALHO: O trabalho em si e o trabalho fora de si.

Trabalho.

Trabalhar não é natural. O homo sapiens pré-histórico não trabalhava. Realizava atividades incidentais de coleta, de caça, de abrigo e até de plantio e pastoreio. O trabalho requer domesticação, tanto no sentido do manejo da natureza, quanto no do assentamento humano, o domus.

As ciências sócio humanas pretendem conformar o trabalho aos ditames da razão demonstrativa, mas o contexto humano em que se processa o modo de produzir não se funda nesta lógica. O verdadeiro e o falso, o possível e o necessário não podem dar conta das singularidades, oscilações, nexos e precariedades da existência psíquica e social.

René Magritte – La Clairvoyance, 1936 – óleo sobre tela – 54.5×65.5 – coleção particular

Por isto não é possível haver uma definição categórica do que é o trabalho, um fenômeno exclusivo da sociedade em que vivemos. Fazer dos saberes sobre a lida humana uma constante, uma espécie de jogo combinatório em que o esforço produtivo é matéria de inscrição, confisco, escambo e proscrição é uma redução pueril.

Artificial e complexo, mesmo no âmbito da nossa cultura, o trabalho está em permanente mutação. De há duzentos anos a esta parte o homo faber, com o seu savoir-faire, reprimiu o homo sapiens, com o seu savoir-vivre. Em meados do século passado o homo faber gestou o homo negotiatori, com o seu know how to sell que hoje, espera-se, vai se extinguindo.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Arendt Hannah, Introduction. In, Benjamin, Walter (2007). Illuminations. Theses on philosophy of history. Translated by Harry Zohn. New York. Schockenbooks.

Enriquez, Eugène (2013) A vida como tempo da experiência sempre inacabada, in Adauto Novaes (org.). Mutações: o futuro não é mais o que era; São Paulo; Edições SESC SP.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s