EPISTEMOLOGIA – Heurística: Kant – Invenção e descoberta.

Epistemologia.

Pawel Kuczynski – Perfect Garden

Inventar, escreveu Kant, é muito diferente de descobrir. O que se descobre já existia, embora não fosse conhecido: Colombo descobriu a América. O que se inventa não existia antes: os chineses inventaram a pólvora.

Na Crítica do Juízo, Kant explicou que a obra de gênio requer inspiração, mas não regras. As faculdades que intervêm na inventividade são a imaginação produtora (intuitiva), o acoplamento entre intuição e intelecto “livre” (não condicionado), e a faculdade do juízo.

Os descobrimentos científicos não devem ser considerados invenções porque seus métodos podem ser descritos, explicados, imitados e ensinados – a inventividade não pode ser aprendia. Não se pode aprender a ser um artista, um filósofo, um poeta, um cientista uma vez que a própria pessoa de gênio não sabe de que maneira inventa, e, portanto, não tem como formular regras para si e para os outros.

Kant também advertiu sobre o perigo inerente a dispensar o aprendizado e a investigação. Perguntou se o gênio inventivo contribui para o progresso da Humanidade de forma mais significativa do que as “cabeças mecânicas” que se apoiam no bastão da experiência.

Posição que talvez desculpe as instituições acadêmicas, as déspotas do saber estabelecido que eventualmente se abrem para descoberta, mas invariavelmente estorvam a invenção.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Kant, Immanuel (2006). Antropologia de um ponto de vista pragmático. Trad. Clécia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras.  § 57 - § 58

Kant, Immanuel (1952) The critique of judgment. London. Encyclopedia Britannica, Inc. [Crítica do juízo, Introdução]
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s