ÉTICA: A moralidade comunitária e a ética societária.

Ética.

As definições conceituais nos ajudam a compreender a desarmonia entre valores morais coexistentes.

Este o caso do binômio comunidade & sociedade, uma distinção que data de 1887, da obra de Ferdinand Tönnies (Oldenswort, 1855 – Kiel, 1936), um dos pais da sociologia.

A comunidade (Gemeinschaft), escreveu Tönnies, é como um organismo vivo. Refere-se a grupos pequenos, que compartilham uma moralidade baseada no enlace do parentesco, da confissão religiosa, da proximidade de moradia, do companheirismo entre trabalhadores.

A sociedade (Gesellschaft), é um agregado artificial. Refere-se a organizações formais, voltadas para a produção, para a administração pública, para as instituições. A moral normativa e justificada que devem obedecer – os códigos de ética -, emana dos percalços da vida urbana desenvolvida, da vinculação entre trabalho e capital, dos laços entre trabalhadores e sua representação.

Na comunidade os seres humanos estão “ligados apesar de toda separação”. Na sociedade, estão “separados apesar de toda ligação”.

A definição de Tönnies registra como o costume e a norma – a moral e a ética – dizem respeito a duas esferas destoantes da vida em comum. Seus valores e hierarquia são diversos e podem ser conflitantes. Para entender isto, basta comparar os laços de amizade comunitários, que tem na fidelidade (de fé) o marco de referência, com os vínculos trabalhistas, que têm na lealdade (de lei) o seu alicerce.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Tönnies, Ferdinand (2001) Tönnies: Community and Civil Society (Cambridge Texts in the History of Political Thought). Translation Margaret Hollis. Cambridge. Cambridge University Press
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s