ÉTICA: Situação-limite – a ética orientada para a maior felicidade.

Ética.

À primeira vista parece óbvio que existem estados afetivos (estados d’alma) que medeiam entre a felicidade e a infelicidade. Mas não é assim. Se houvessem, teríamos nomes para eles, saberíamos descrevê-los.

A própria indiferença – não estar nem feliz nem infeliz – não tem nome. Nem valor consensual. Alguns filósofos, Schopenhauer à frente, consideram a indiferença um estado a ser buscado, isto é, uma condição de estabilidade emocional. Outros, tratam a indiferença como indescritível ou inexistente e o binômio felicidade-infelicidade como situações-limite.

Esta expressão – situação-limite – foi cunhada por Karl Jaspers para significar os casos elementares da nossa existência. Não podemos viver sem lutar, sem sofrer, sem nos culparmos, sem sermos vítima do acaso, sem morrer, sem estarmos felizes ou infelizes. Não sendo possível abolir o envelhecimento, a doença e a morte, a nossa existência é compreendida como um conglomerado de situações nas quais o ser humano se vê psíquica e historicamente existindo entre extremos.

A felicidade é uma destas situações limítrofes que não alcançamos definir satisfatoriamente, que não podemos dominar, porque não se transformam a não ser nos “modos” em que se manifestam.

Orientar a vida moral para a satisfação de uma categoria que não se pode explicar, dominar ou transformar é demonstração de impertinência, indigência ou deficiência intelectual.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Jaspers, Karl (1958) Filosofía. Trad. Fernando Vela. Madrid. Ediciones de la Universidad de Puerto Rico. Revista de Occidente. 

Schopenhauer, Arthur (2005) O Mundo como Vontade e Representação. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Unesp.

Wittgenstein, Ludwig (2014). Cadernos 1914-1916. (Julho 1916). Lisboa. Edições 70
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s