TRABALHO: Sêneca – o tédio no trabalho (o mal sem nome).

Trabalho.

Sêneca foi o primeiro a explicar que o “taedium” resulta do “nihil mori”, isto é, tanto da monotonia da inatividade (otium), como da mesmice laboral (negotium).

Igor Morski (designer gráfico, ilustrador e cenógrafo polonês)

Para Sêneca, a sensação de vazio (supervacuum), corresponde tanto ao desagrado de si (displicentia sui), como ao desgosto de viver (displicentia vitae).  É um mal-estar análogo aos males do corpo, quando a alma vacila, dobra-se sobre si mesma, se nauseia, e se refugia em um canto da casa, do escritório, da oficina.

O enfado faz com que nos percamos da nossa mente. Se o quisermos impedir, devemos nos reconquistar pela reflexão, pelo estudo, pela apreciação artística. Devemos nos aplicar a nós mesmos, alternando a vida contemplativa com a vida ativa, numa dialética entre o engajamento e o isolamento, entre a amizade e a solitude, entre a atividade corporal e a atividade intelectual, entre o trabalho e o repouso.

Abatido pela repetição do mesmo, o espírito não pode suportar senão a luz do dia presente. Por isto, a terapêutica para o tédio é trabalhar como se cada dia fosse o último; explorar o instante; libertar o olhar do passado e do futuro; da recordação e da esperança.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Sêneca, Lúcio Anneo (sd). “A tranquilidade da alma”.  In The complete works of Seneca, the younger, Kindle - Delphi Classics.

Sêneca, Lúcio Anneo (2008). Carta 56 a Lucilo: o surgimento dos inimigos que vem de dentro de si. In Cartas à Lucílio (Aprendendo a viver). Tradução de Lúcia Sá Rabello Porto Alegre L&PM

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s