EPISTEMOLOGIA: Heurística – Trânsito cultural: a pós-produção.

Epistemologia – Heurística.

Fonte (1917), Marcel Duchamp

O processo heurístico de “inventar novamente”, implicado no ato de recepção, foi descrito por Max Weber como “trânsito cultural”.

A prática é antiga. Já estava formalizada nos centões, conglomerados em que o escritor reordena versos de outros poetas, como o centão de Antônio, que compôs um epitálamo (hino nupcial), com versos de Virgílio para celebrar as bodas de Valentiniano.

No século passado, o tráfego cultural esteve no urinol–touro de Duchamp, na poesia compósita de Eliot, na “montagem” das Passagens de Walter Benjamin. Esteve em Jorge Luis Borges, que não copiou ninguém, mas que atribuiu a quem o lesse a coautoria dos seus textos; não por generosidade, mas por ter constatado que, ao absorver a criação alheia, nós a reinventamos.

A técnica contemporânea de fazer transitar elementos coexistentes em vários segmentos culturais é denominado pós-produção. No essencial, o exercício segue a tradição de regenerar, deslocar, recontextualizar e rearranjar ideias, imagens e imaginários.

De valor heurístico exemplar, a pós-produção operacionaliza sistemas de interação (wiki, redes sociais, compartilhamentos) e de recriação (cut and paste; mashups, editores de imagens e até geradores de trololó). Com isto, contribui extraordinariamente para a descoberta de novas afinidades sociais e de formas inéditas de entendimento do mundo.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Borges, Jorge Luis (1996). Textos cautivos. In Obras Completas. Barcelona. Emecé Editores España S.A.

Bosco, Francisco (2013). O futuro da ideia de autor. In, Mutações: o futuro não é mais o que era. org. Adauto Novaes. São Paulo. Edições SESC SP. p. 403

Kalinowski, Isabelle (2015) Réception. In, Berner, Christian & Thouard, Denis (direction). L’interprétation : un dictionnaire philosophique. Traduit de l’allemand par Christian Berner. Paris. Librairie Philosophique J. Vrin.

Weber, Max (2010) Le judaísme antique. Paris. Flamarion.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s