EPISTEMOLOGIA: Anti-heurística – Popper, o irrelevante acadêmico.

Epistemologia – Anti-Heurística.

O epistemólogo Karl Popper sustentou que a coerência científica de uma época não reside na forma e na natureza das respostas que dá, mas nas questões que ela se coloca.

Tinha razão.

Na atualidade, ante o engessamento das abstrações ideológicas, como ocorre no marxismo, e da fixação em situações pretéritas, como ocorre no positivismo (aquilo que esteve posto), vivemos em uma época de indigência intelectual.

Pressionados pelo arcaísmo estabelecido, os universitários das áreas sócio-humanas se homiziam atrás de matérias sobre as quais já se demonstrou o essencial (sim as mulheres são exploradas, os pobres abandonados, a educação equivocada, a saúde esquecida, ….).

Ao se lançarem sobre temas desconectados das premências das sociedades contemporâneas, ao se repetirem, ao replicarem, ao reiterarem o já sabido, as frações da academia que se autodenominam de ciências aplicadas, se dedicam, em sua maioria, ao inaplicável.

As ciências básicas não devem, é claro, se sujeitar às demandas do momento. Deixariam de ser básicas ou puras, como alguns preferem denominar. Mas os saberes instituídos não deveriam marginalizar os temas do momento: fundamentalismos, opressão governamental, drogas, fim do emprego, tirania empresarial, criação e acesso, ….

É verdade que sempre houve, e deve mesmo haver, uma defasagem entre o foco da instituição acadêmica e o interesse das sociedades. Mas esta defasagem tem um limite: o da irrelevância.

Viciados em chavões, os universitários se tornaram monomaníacos. Especialistas em autores e não em ideias, desenvolveram competências unicamente para a repetição.

Como os papagaios.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Popper, Karl (2008) Conjecturas e refutações: o progresso do conhecimento científico. Brasília, tradução Sérgio
Bath. Editora da UNB
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s