EPISTEMOLOGIA: Heurística – Heráclito, os indícios e as singularidades.

Epistemologia – Heurística.

Banksy – Girl with Balloon.

O vigésimo terceiro dos fragmentos conhecidos do legado de Heráclito de Éfeso assinala: “O Senhor, de quem é o oráculo em Delfos, nem diz, nem oculta, mas dá indícios”.

Não é pouco. O indício é tudo o que se pode ter na descoberta de singularidades.

Uma singularidade é um termo ou uma proposição que denota um único objeto. Enquanto a proposição universal concerne à totalidade dos sujeitos de uma mesma classe, a proposição particular se relaciona à alguns sujeitos, a proposição singular se refere a um, e somente um sujeito.

Todo e qualquer singular é nomeado por um título: Cervantes, a Torre Eiffel, o pintor da Mona Lisa, o homem mais alto do mundo, eu, …

Da mesma forma que não se pode ter dois universais “seres humanos”, não se pode ter dois singulares “René Descartes”. Por isto, o singular nunca é uma derivação ou uma cópia. Os singulares devem ser descobertos ou inventados.

Em outro fragmento, o décimo oitavo, Heráclito deixou a lição de que “quem não espera… não encontrará o inencontrável e o inacessível”. De fato, o singular só ocorre àquele que espera, ao atento, ao consciente, ao que é capaz de identificar o incomum e o desusado.

Heráclito ficou conhecido como “o obscuro” e o “filósofo lastimoso”. Obscuro terá sido, mas a lástima não era por isto. Era pela estupidez humana, na maior parte incapaz de reconhecer os indícios do novo e do diferente.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Heráclito (1982). Fragmentos; Tradução de Luis Farre; Buenos Aires; Aguilar Argentina S.A. de Ediciones. 

Leibniz, Gottfried Wilhelm (2000) Novos ensaios sobre o entendimento humano. Tradução: Luiz João Baraúna. São Paulo. Nova Cultural. [IV, XVII § 8]

Mondolfo, Rodolfo (1971) O pensamento antigo: história da filosofia greco-romana; Tradução de Lycurgo Gomes da Motta; São Paulo; Mestre Jou. 

Pereira, Maria Helena da Rocha (1979). Estudos de história da cultura clássica; Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s