TRABALHO: Elogio da mobilização.

Trabalho.

Os indutores da produtividade são a motivação e a mobilização. A motivação emana da emocionalidade. A mobilização, da credibilidade.

Ao se basearem no sistema de recompensa–punição, os esforços motivacionais são marcados pela efemeridade dos resultados e pelo encurtamento dos efeitos.

Ao se referenciarem aos sistemas de êxito–sacrifício, os esforços mobilizadores tendem a obter resultados mais sólidos e duradouros.

A disparidade ocorre porque não há como esperar que seres pensantes sejam motivados pelos mesmos fatores. Existe – como ninguém pode ignorar depois de Nietzsche e de Freud -, uma clivagem entre o que é próprio do ser humano – como ter vontades, ter projetos, e assim por diante – e o que é próprio de cada ser humano individual – o sofrimento, as lembranças, os desejos, ….

Os apelos às emoções generalizam expectativas que são pessoais. Por isso, as tentativas para motivar têm resultado incerto e imprevisível. Já os estímulos mobilizadores são culturalmente circunscritos, afetos a grupos e comunidades. Além disto, as tentativas de mobilização são imediatamente aferíveis, já que seus efeitos são discretos: ou bem satisfazem, ou bem fracassam.

Os discursos motivacionais são destinados a cativar e a criar fantasias. Focam o nível operacional mais baixo da (re-) produção de bens e serviços. São baseados em esquemas psicológicos primários, os que os torna disfuncionais no nível mais intelectualizado da geração e da criação.

Os esforços mobilizadores são funcionais neste nível. No entanto, requerem domínio técnico específico, base cultural ampla, sensibilidade para as diferenças individuais e a capacidade de ajustar interesses diversificados.

São exercitados em um patamar muito acima do que se discute e do que se pode aprender nas escolas de administração e de negócios.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s