ÉTICA: A pós-mentira.

Ética.

Jim Dine

O Oxford Dictionary acolheu o neologismo pós-verdade. Justificou-se alegando o acontecido durante as campanhas Trump e Brexit. Parece não ter atentado que o termo é uma maquiagem, um codinome para uma das mais antigas e perversas mentiras doutrinárias.

Em português as palavras empulhação e embuste se aplicam perfeitamente à ideia da mentira incutida e da consequente ilusão compartilhada. Ambos os termos denotam a construção de uma falsa verdade, de uma mentira operacional. A técnica é mesma que os gregos usaram contra os bárbaros, cuja linguagem, diziam, era como dos cães; e a Igreja usou contra os gentios, a quem culparam pela morte do Cristo.

A expressão “pós-verdade” dá ideia de que existe algo de verdadeiro nas bufonarias de Trump, e na fantasia autárquica da campanha do Brexit. Mas isto não importa, o que choca é a cegueira quanto a intenção: sejam os nazistas em relação aos judeus, os stalinistas em relação aos moderados, os brexistas em relação aos continentais, os trumpistas em relação aos imigrantes o objetivo é instilar o ódio.

Freud esclareceu que o embuste funciona porque a necessidade de crer antecede e supera o desejo de saber. O antídoto para a perversão seria o esclarecimento. Mas não devemos ter muitas esperanças. Há séculos, Erasmo de Roterdã escreveu o Elogio da Loucura esperando que o nonsense desaparecesse do mundo. Conhecemos o resultado.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Kristeva, Julia (2007). Cet incroyable besoin de croire. Paris. Bayard Mijolla-Mellor, Sophie de (2004). A necessidade de crer. Tradução de Pádua Fernandes e Leandro Sarmatz.  São Paulo: Unimarco.

Freud, Sigmund (1997) O Futuro de uma Ilusão. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago.

Erasmo de Roterdã (2002). Elogio da loucura. Tradução de Paulo M. Oliveira. Atena Editorial. http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/erasmo.pdf
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s