EPISTEMOLOGIA: Heurística – Invenção e acaso.

Epistemologia – Heurística.

Arthur Rimbaud escreveu poemas sem sujeito, sem intercorrências e auto-referidos à linguagem. Não sabemos como foi capaz disto, e especulamos sobre o que o levou a inventar algo tão diferente do que existia antes dele.

Rimbaud foi um gênio, mas o seu caso não é excepcional. O inventor e a invenção parecem ser frutos do puro acaso. Pelo menos, ninguém ainda conseguiu documentar a geração de uma singularidade nova que não fosse eventual e imprevisível. A única característica comum aos inventores, grandes e pequenos, que a neurociência pode determinar até agora, é a de fazerem parte do conjunto de pessoas que não têm medo de se expor ao fracasso.

A ideia de invenção está vinculada ao destino, não à origem. Barthes, em “A morte do autor” sustentou que o cronista diz quando e como Cesar atravessou o Rubicão e que o historiador interpreta o porquê e o para quê da ocorrência. O método histórico não cria nem Cesar, nem a travessia, nem o cronista. É o historiador quem suprime o incômodo do acaso. Inventa – o termo é este mesmo – uma explicação arbitrária para o fato, e uma interpretação a posteriori para que a ocorrência tenha sido notada.

Os domesticados pelas instituições acadêmicas não podem conviver com o acaso. Por isto se prendem às fontes e às tradições. Refratários ao fortuito, são como o rabino mítico que, ensandecido de tanto estudar, corre pelas ruas gritando: “tenho as questões corretas para as suas respostas”.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Barthes (1988) A morte do autor, in O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo. Editora Brasiliense S. A.

Mlodinow, Leonard (2009). O andar do bêbado. Tradução de Diego Alfaro. Rio de Janeiro. Zahar. [P. 19]

Rimbaud, Arthur (2014) Iluminuras. Tradução, notas e ensaio: Rodrigo Garcia Lopes e Maurício Arruda Mendonça. Editora: Iluminuras
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s