PERPLEXIDADES – Heráclito: a alma seca, o espírito claro.

Perplexidades.

 

Heráclito de Éfeso ensinou que aquele que tem a alma líquida, vê através de uma névoa. Como o embriagado, perde o controle sobre si e sobre sua conduta. Já o que tem a alma seca pensa racionalmente. Não é guiado pelas sensações, pelas impressões ou pelas tradições.

É impossível reconstruir a integridade do sistema de pensamento de Heráclito, mas costuma ser aventado do seguinte modo. Existe uma coerência das coisas que se exprime pelo logos. O logos reúne a estrutura racional do kósmos, a condição do seu conhecimento e a linguagem que o exprime (frgs. 30, 72, 75, 121). O Universo é eternamente vivo (aeízoon), tendo por causa original (arkhé) o fogo (pỹr). Por isto, tudo o que existe nos aparece como um conjunto de posições contrárias (enantíosis) (frgs. 8, 10, 54). O mundo está em constante fluir e cambiar (metábole) (frgs. 12, 91), sustentado por uma harmonia invisível (fgr. 14). O equilíbrio decorre da alternância dos elementos. Umidade e secura, corpo e alma, noite e dia, verão e inverno, guerra e paz, fome e saciedade, …. 

A alma também é feita de fogo. Não morre quando morre o corpo (que é úmido). Mas se poluímos o espírito com as crendices, com as ideologias, com os ódios, com a melancolia, … ele se liquefaz e se extingue, como a água apaga a chama viva. 

UTILIZE E CITE A FONTE.
Heráclito (1982). Fragmentos; Tradução de Luis Farre; Buenos Aires; Aguilar Argentina S.A. de Ediciones

Jaeger, Werner (1979) Paideia: a formação do homem grego; Tradução de Artur M. Parreira; São Paulo; Livraria Martins Fontes Ltda.

Mondolfo, Rodolfo (1971) O pensamento antigo: história da filosofia greco-romana; Tradução de Lycurgo Gomes da Motta; São Paulo; Mestre Jou.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s