TRABALHO: Conservadores, liberais e progressistas.

Trabalho.

O gongorismo das doutrinas econômicas no capitalismo tardio as fez abdicar do ser humano. Entendem o trabalho exclusivamente como um dos recursos à disposição dos interesses de mercado.

Os conservadores acreditam que a responsabilidade das empresas se restringe à alocação eficiente de recursos humanos. As organizações não têm outros deveres do que a do salário em dia e o de abrigar o trabalhador do que possa interferir no seu desenho. Para os conservadores, a responsabilização social é um comportamento antimaximização de lucros. É um custo adicional, que não beneficia os acionistas e que opera contra os interesses da economia.

Os liberais pensam essencialmente o mesmo que os conservadores. Salvo que acreditam que a economia de mercado deve ser corrigida, porque não tem como prover os bens públicos e salvaguardar o trabalhador enquanto fator de produção. Para os liberais, as obrigações das empresas devem se restringir à complementação das falhas de mercado. Entendem que a responsabilidade social limitada é do interesse da economia.

Os progressistas têm uma visão crítica do mercado e da responsabilidade em relação ao trabalho. Pensam que a economia não é uma entidade sobrenatural autorregulada. Nem mesmo acreditam que seja inteiramente regulável. Para os progressistas, a busca unívoca do lucro tende a destruir a liberdade do mercado. Daí que a cooperação, e não exclusivamente a competição, deve constituir o cerne das condições de sobrevivência econômica. A responsabilidade sobre as condições do trabalho e sobre a vida dos trabalhadores é do interesse das organizações e da economia. 

Nada orienta estes raciocínios para os campos da convivência e da compaixão. São meras ramificações de autoridade insolente que se arroga a pretensão de imobilizar o que é fugidio, instável, ambíguo e por vezes até destituído de coerência: o ser humano.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s