TRABALHO: Foucault – o trabalho digital.

Trabalho.

O trabalho de si e a transmutação do sujeito.

Na alquimia, o inquérito da Pedra Filosofal deve coincidir com a recriação da alma. Os alquimistas pensavam que a transmutação dos metais ocorreria pari passu com a do espírito.

Tinham que o trabalho é prática asséptica, em que tanto o esforço produtivo como a Obra passam para segundo plano, se considerada a transformação do sujeito que os realiza.

O contraditório consta de uma passagem da Suma contra gentios que diz que o exercício da ars (o que inclui todas as técnicas e ofícios) não conduz à felicidade, ainda que o trabalho e a felicidade sejam, de certa forma, conexos. In operatione artis não encontramos a felicidade porque o propósito do trabalho é nos servir. O processo e o produto do trabalho não podem consistir na finalidade da vida porque o ser humano é sua finalidade, e não o contrário.

A ideia desta cisão foi recordada por Foucault, quem investigou as práticas e os dispositivos da antiguidade tardia. Mostrou que os exames de consciência, os exercícios ascéticos, o aperfeiçoamento do corpo e a elevação do espírito não estão voltados para o autoconhecimento, mas para o autogoverno. Práticas que compreendeu na denominação genérica de “cuidado de si”.

O trabalhar sobre si é o afazer do sujeito que procura dar-se forma: definir-se como ente social. Daí que a estética da existência, que Foucault postulou, não se refira a resultados, mas à conduta e à autoconstrução. É como se a vida fosse uma Obra que se constrói e se aperfeiçoa até a morte.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Agamben, Giorgio (2018). O fogo e relato: ensaios sobre a criação escrita, arte, e livros. Tradução de Andrea Saturbano e Patrícia Peterle. São Paulo. Boitempo. [p. 145 e ss.]

Foucault, Michel (2014) A hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s