EPISTEMOLOGIA: Heurística e epistemologia.

Epistemologia – Heurística.

Gabrielle d’Estrées 1995 – Aldéhy Phil

A heurística é a disciplina devotada ao estudo do descobrir e do inventar. Tem em comum com as epistemologias a busca dos atributos, condições e relações que subjazem à perplexidade, à dúvida ou à curiosidade. Mas o paralelo cessa aqui.

Contrariamente ao que ocorre na descoberta e na invenção, os métodos epistemológicos congregam princípios arbitrários que estabelecem o campo, os problemas e as modalidades de trabalho do cientista-praticante. 

Na forma afirmativa, as epistemologias compreendem temas, métodos, práticas e regras excludentes, como da recusa em absorver a mântica e o acaso. Na forma positiva, as epistemologias determinam os temas, procedimentos, e métodos que constituem o hardcore dos saberes particulares, e que os colocam a salvo dos dissidentes, dos refutadores, dos rebeldes, e, também, dos descobridores e dos inventores. 

Alguns teóricos aventam uma integração entre a heurística e as epistemologias. Argumentam que é possível passar da dedução, da indução e da abdução a um novo campo, a uma nova teoria, ou a uma hipótese de ruptura com o estabelecido. Não é o caso de disputar o ponto. Mas nada leva a crer que as epistemologias e seus métodos sejam heuristicamente mais férteis do que qualquer outra atividade intelectual. 

UTILIZE E CITE A FONTE.
Lakatos, Imre (1970). Falsification and the methodology of scientific research programmes, in Lakatos & Alan

Musgrave (ed.). Criticism and the growth of knowledge. Cambridge. Cambridge University Press.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s