ÉTICA: O compromisso moral de Karl Marx.

Ética.

A insegurança constante e o transtorno contínuo distinguem a época burguesa de todas as precedentes. 

Até o século XVIII, a ideia de progresso foi a de um desenvolvimento gradativo, baseado nos valores da prudência e da virtú e no equilíbrio entre paciência e impaciência, característicos da formação clássica e humanista. Com a Revolução Industrial, o equilíbrio passou a ser visto como não progressivo, como indutor da “perenização do status quo“. As relações sociais, com seu cortejo de ideias antigas e veneráveis, se dissolveram. Os costumes e as instituições passaram a estiolarem antes que se cristalizassem. No advento da burguesia, tudo o que era sólido se desmanchou no ar (1966). 

O verbo no tempo passado, a bem da verdade, não é adequado. O processo não cessou, nem a história chegou ao fim. Em monótona insistência, segue-se fazendo da exploração e do desiquilíbrio o motor da economia. Continua-se sacrificando o bem-estar em favor do progresso, a sociedade em favor da individualidade, a massa trabalhadora em favor das elites econômicas.

Marx deixou escrito que a burguesia só pode existir revolucionando constantemente os instrumentos e as relações de produção (1982). Daí que o seu ativismo tenha sido orientado a quebrar esta pertinácia. Fundava-se, acima de tudo, em um imperativo ético: o de “derrubar todas as condições sociais em que o homem é rebaixado, submetido, abandonado, desprezível” (1998).  

A intenção era moralmente sublime. Quanto à posta em prática, o tempo passado da verbo não é fortuito.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Marx, Karl & Frederick Engels (1966). Manifeste du Parti Communiste. Paris. Sociales.
Marx, Karl (1982). L’Idéologie allemande, in, Œuvres. Paris. Gallimard, [II22-II23]
Marx, Karl (1998). Contribution à Ia critique de Ia philosophie du droit de Hegel. Trad. Jules Molinor, Paris. AIlia. [25]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s