EPISTEMOLOGIA: Heurística – inventividade e introspecção.

Epistemologia – Heurística.

 

No capítulo introdutório ao Leviatã, Thomas Hobbes escreveu que a introspecção é o elemento fundante do produzir. Não disse que a introspecção levaria nem ao invento, nem à descoberta. Sabia do falava.

Menos avisados, os idealizadores dos programas de desenvolvimento da criatividade no final do século passado não chegaram a lugar nenhum. Mas essas iniciativas foram úteis. Descreveram atos introspectivos que, então, puderam ser estudados e sequenciados.

A série começava com a imitação, seguindo-se a repetição, o ensaio, a retenção e a apropriação. Neste passo, chegava-se ao nível do inconsciente, com os atos de fermentação, de incubação, de esquecimento do já sabido. Mas não foi, e talvez jamais será, possível descrever esses eventos. Depois do ponto cego, continuava-se com a assimilação, a personalização e a expressão.

Em que pese a serventia ordenadora, a ementa então construída dá um salto sobre o que ocorre ao nível mais profundo da consciência. Mas tem o mérito de haver comprovado que o instante heurístico resulta da convergência de situações, predisposições e inspirações não dedutíveis e não reiteráveis. 

A heurística é da esfera do desconhecido, não da esfera da verificação. Pode-se criar um ambiente material e psíquico propício ao descobrir e ao inventar. Mas os processos heurísticos são singulares. Não há fórmula que dê conta de como descobrir a descoberta e de como inventar a invenção.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Hobbes, Thomas (1975). Leviathan, or, matter form, and power of a Commonwealth ecclesiastical and civil. London. Encyclopaedia Britannica.
Sacks, Oliver (2017) The creative self. In, The river of consciousness. New York. Knopf Doubleday Publishing Group. 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s