ÉTICA: Credibilidade.

Ética.

Sébastien Castellion (Savoia 1515 – 1563), discípulo de Calvino, foi quem primeiro descreveu os elementos empíricos da credibilidade. 

Castellion fez repousar “as causas da fé” nos módulos de assentimento que empregamos nas situações da experiência ordinária. Usou como modelo a confiança que temos, ou não, em um ferreiro.

São quatro os fundamentos da credibilidade que estabeleceu: testemunho, coerência, repetição e experiência

O testemunho corresponde ao juízo de que a conduta da pessoa, grupo ou instituição é provável. O argumento é o de que se eu pude aprender a minha profissão, não há razão para que o ferreiro não possa ter aprendido a dele. 

A coerência refere ao acordo consigo mesmo, segundo depoimentos. O exemplo da coerência é o do ferreiro que é capaz de fabricar não uma, mas uma série de chaves de mesma qualidade.

A repetição é a confirmação do testemunho e da coerência. O critério se funda nas declarações de muitas pessoas, que por muito tempo atribuem capacidade ao ferreiro.

A experiência refere à proximidade entre condutas similares. O ponto é o de que, se o ferreiro é capaz de fazer uma boa chave, também deve ser capaz de fazer uma boa fechadura.

Castellion foi processado por heresia. Não devido aos parâmetros de credibilidade, mas por ter sustentado que o Cristo morto havia descido aos infernos. Calvino o baniu. Só Montaigne o defendeu na desgraça.  

Desconhecemos as razões do seu parecer sobre o destino do Cristo morto. O certo é que a credibilidade de poucas pessoas, grupos ou instituições, tanto na época de Calvino como hoje – na era da farsa curricular, dos robôs digitais e da mentira deslavada -, os salvariam de baixar aos infernos do descrédito se lhes aplicássemos os quatro quesitos propostos por Castellion.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Lecler, Joseph (1994). Histoire de la tolérance au siècle de la Réforme. Paris. Albin Michel.
Zweig, Stefan (2004). Conscience contre violence. Trad. Alzir Hella. Bordeaux. Le Castor Astral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s