EPISTEMOLOGIA: Heurística – A consciência da ignorância.

Epistemologia.

Denomina-se consciência a faculdade mental de apreender os fenômenos exteriores (por exemplo, sob a forma de sensações) e interiores (por exemplo, sob a forma de estados emocionais).

A consciência é, também, a faculdade mental que conhece a si mesma. Apreende a sensação da aspereza de uma superfície e, simultaneamente, sabe que a está apreendendo. Apreende que estou triste e, simultaneamente, sabe que está apreendendo esse determinado estado anímico.

A consciência tem dois limites: o não-mais-consciente e o ainda-não-consciente. A meio destes termos estão presentes faculdades como a consciência reflexiva, ou consciência de si, que partilhamos com alguns animais e com a generalidade dos primatas. Estão presentes, também, faculdades, como a consciência moral e a consciência intelectual, que são exclusivas dos humanos.

O ato heurístico, o tomar consciência da descoberta ou da invenção, contém elementos tanto dos sentidos experimentais, como da reflexão introspectiva que ainda não conseguimos explicar.

Alguns sentidos – atualmente não são mais 5, mas 12 – estão fora do alcance da descrição científica observacional. Há dificuldades, aparentemente insuperáveis, em compreender a estrutura e a dinâmica dos processos não inferenciais, notadamente as afecções no convívio social, as operações cognitivas casuais e o que se denomina vulgarmente de “sexto sentido”.

Desconhecemos, igualmente, o modo como comunicamos a nós mesmos os estados mentais e os atos de pensamento. A linguagem da introspecção, se é que existe algo como uma linguagem da consciência, não foi cientificamente descrita. Não sabemos como sabemos o que nos torna cientes de que estamos felizes ou tristes e de que descobrimos ou inventamos algo.

O ato de desvelar e o ato de conhecer são, para nós, velados e desconhecidos. Talvez para sempre.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s