Motivação – o despertar imprevisto.

Trabalho.

Habilidade é o que delimita o que somos capazes de fazer. Motivação é o impulso que nos faz agir. Mobilização é o que nos persuade a agir de determinado modo. A habilidade vem com a prática. A motivação vem das emoções. A mobilização vem da reflexão.

Schopenhauer deixou escrito – e foi lido por Nietzsche, por Freud e pelos que se lhes seguiram – que somos conscientes das nossas escolhas e das nossas ações, mas que não somos conscientes do que nos motiva a escolher e a agir. Vivemos em uma sociedade onde há um investimento constante para explorar esta lacuna. Uma diligência para motivar as pessoas ao consumo, ao voto, às viagens e, principalmente, ao trabalho. Esquemas de indução que despertam sentimentos de incompletude e entranham falsas necessidades.

Fica-se perplexo com os gastos das campanhas de motivação, porque tanto as carências psíquicas como os anseios – o sentir-se diminuído ou excluído, o prazer e o desejo –, são diferentes para cada pessoa. Na esfera do trabalho, os esforços para motivar a fazer o que não temos habilidade e para realizar o que não temos vontade ou interesse às vezes anestesiam a mente, às vezes nos deprimem, às vezes abrem nossos olhos para a mentira que nos rodeia. Terminam por nos mobilizar para a indiferença, para o cinismo ou para o ressentimento.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.

 

CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2020 – Motivação – o despertar imprevisto. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2020/05/06/trabalho-motivacao-o-despertar-imprevisto/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s