PERPLEXIDADES: Anarquismo: o governo sem Estado.

Perplexidades.

O sonho político do anarquismo é a instauração de uma acracia: um governo comunitário, transitório e sem líder. 

A dificuldade da implantação de um regime como esse, que não comportaria uma estrutura final rígida e que deveria ser específico para cada tempo e lugar, é reconhecida. Mas o anarquismo é um ideal ético, não um projeto de senhorio. Tem como propósito maximizar as liberdades individuais e, assim diminuir a opressão que pesa sobre o ser humano. Por isso, rejeita o direito de qualquer particular de exigir a obediência de outro. Admite a soberania legitimada, desde que participativa, efêmera e apoiada na força coercitiva autorizada consensualmente. Reconhece a autoridade racional de especialistas dentro do seu campo de competência e a autoridade moral das normas sociais básicas de convívio, do tipo: não interferir na vida de outrem, contratos devem ser honrados, deve-se ajudar os desvalidos, etc..

Enquanto movimento, o anarquismo não trata de aniquilar o Estado e as instituições, mas de mostrar sua caduquice, ineficiência e desvios de propósito. Reivindica a supressão de regimes que monopolizam os meios de coerção física, que pretendem ter soberania sobre as pessoas, que promulgam leis unicamente para lhes dar sustentação, que extorquem e expropriam através de impostos e taxas o fruto do trabalho e que travam guerras, autorizando o assassinato em massa. 

O anarquismo não incita à revolta, nem pretende a tomada do poder pela força. A instauração de um regime ácrata é um ponto de destino, uma direção. Orienta a conduta dos que pensam que a ordem social é possível na ausência do Estado. Isto é, de que o Estado não é um bem necessário, mas um mal dispensável.

UTILIZE E CITE A FONTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s